ALAIR GOMES


ARTFORUM
Outubro/October 2016







Não é fácil sobrestimar a relevância do trabalho fotográfico de Alair Gomes (Rio de Janeiro, 1921 - 1992) no que diz respeito ao tema do jovem corpo masculino.
Sobretudo se o analisarmos no contexto político e cultural do Brasil nos anos 60 e 70.

“Young Male“, é precisamente o título da exposição (com curadoria de Eder Chiodetto) apresentada no novo espaço (inaugurado em Março) da Galeria Casa Triângulo (um admirável projeto da Metro Arquitetos Associados) que reúne o maior número de fotografias do autor já apresentadas num espaço comercial.

Alair Gomes tem background nas áreas da engenharia e ciências exatas mas desde cedo manifestou uma fixação na temática do corpo masculino, abordado numa perspetiva estética mas também filosófica, indissociáveis da sua própria experiência de vida e relações quotidianas. A reflexão e especulação que começou por se manifestar em diários (escritos em inglês) acabou, nos anos 60, por encontrar na fotografia a sua mais acabada forma de expressão.

A exposição mostra trabalhos representativos das várias perspectivas e metodologias fotográficas através das quais o autor abordou o seu tema.

Na série “Viagens (Europa/Arte)” (de que são mostrados 17 exemplos), realizada aquando de uma viagem à Europa em 1969, o artista capta imagens das formas ideias do corpo masculino tal como as encontramos na arte clássica.

Estas imagens podem ser vistas em paralelo com as 35 imagens (de um total de 1767) da série “Symphony of Erotic Icons” (1966/1978). O conjunto aqui reunido pode ser visto como uma espécie de enciclopédia organizada segundo princípios rítmicos, assumindo diferentes graus de aproximação (do corpo inteiro aos grandes planos dos orgãos sexuais, passando por distancias intermédias e diferentes áreas do corpo) ao corpo nu masculino. Poderíamos dizer que nesta série predomina uma preocupação de sistematização estética oriunda de uma inspiração nos valores da arte clássica.

Já no conjunto de 39 fotos de uma mesma pessoa (“Sem Título”, 1970/1980), fotografada na intimidade de um espaço privado, podemos ver como que um capítulo de um diário que documenta a experiência real do encontro concreto com um corpo específico. Apesar desta sensação de intimidade nunca são convocadas instancias de encenação, de interação a dois ou quaisquer peripécias narrativas ou anedotas circunstanciais. Trata-se sempre e apenas da constatação e observação da presença e da imagem do corpo de um homem.

Como que a meio caminho entre a (relativa) distancia estética e a (relativa) proximidade do retrato íntimo, surgem 3 fotografias de 1969 (a que se associam materiais documentais apresentados numa vitrine, incluindo um dos diários) de uma das séries mais conhecidas do autor (“A Window in Rio”). Nestas séries, Alair Gomes, a partir da varanda do seu apartamento em Ipanema, foca a atenção da sua câmara sobre os corpos que se passeiam no calçadão ou se dedicam a atividades de recreação física na praia. Não se trata, em sentido estrito, de voyeurismo já que se trata da simples observação de movimentos de corpos (quase nus) no espaço público. A principal qualidade e o maior carácter distintivo do trabalho de Alair Gomes residem na intensidade do olhar que mergulha sobre as banais atividades estivais de milhares de corpos pelos quais qualquer um pode passar, ainda hoje em dia, nas praias do Rio. Através do trabalho de enquadramento e da composição musical das sequências de imagens, o olhar do artista encontra nestes corpos a matéria prima de uma forma de representação (dos corpos vivos dos homens) que nos remete diretamente para os ideais clássicos associados à noção de beleza e à sua aspiração idealista a constituir-se em valor eterno. Falamos de uma atitude filosófica e de uma prática de produção de imagens que acreditava que os valores transcendentes (a verdade da beleza de um corpo) podem ser captados na simplicidade da presença de um corpo numa praia. 

.......................
Texto publicado na revista mensal Artforum, na edição de Outubro de 2016, por ocasião da exposição “Young Male” de Alair Gomes, comissariada por Eder Chiodetto, na Casa Triângulo, São Paulo, Junho-Julho 2016.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.