Poison, 1989. Madeira e couro/Wood and leather.
Os trabalhos mais recentes de Gerardo Burmester podem ser abordados por
descrição formal. A execução escrupulosa e o controlo exclusivo dos efeitos
visuais faz com que seja possível realçar as características mais proeminentes.
A acção combinada de texturas (madeira e couro) dão uma ressonância sensual a
materiais que não têm habitualmente uso artístico. As cores quentes e fortes –
vermelhos, preto, castanho – provocam sentimentos a partir do que poderia ser
apenas um simples jogo abstracto de formas e construção.
Contudo, ao colocar a análise sob o ponto de vista da atitude em vez do da
descrição formal, vem-nos à ideia o que se poderia chamar um romantismo ilusório.
Por romantismo ilusório entende-se aqui uma atitude em que a necessidade
interior e a obstinação que estimulam o trabalho se conjugam com um tipo de
indiferença e frieza relativas a cada um dos trabalhos. É como se os resultados
sucessivos do processo do trabalho fossem auto-sabotados e condenados a
reprimir e sufocar o impulso emocional que os desenvolve, como se fossem
obrigados a distanciar-se das suas raízes afectivas, das suas origens, para
surgirem destinados a um objectivo de perfeccionismo formal puro e frio em que
o próprio estilo seria indiferente ou substituível, visto que não deve justamente
revelar o estilo do artista.
No entanto, o processo de repressão não é nunca exaustivo. Nas peças mais
recentes, por exemplo, é verdade que os materiais e a forma como são empregues
sugere um lógica fria que pode ser conotada com a produção industria de
objectos. Por outro lado, as sugestões sensitivas e, por assim dizer, os
sentidos reprimidos são expressos em articulações afectivas subtis, por vezes
reforçadas pelos títulos, em cada peça ou entre várias peças.
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Gerardo Burmester’s most recent works can be
approached from formal description. The scrupulous execution and exclusive
control of visual effects makes it possible to highlight the most outstanding
characteristics. The interplay of textures (wood and hide) gives sensual
resonance to materials conjuring up non-artistic uses. The hot, strong colors –
red, black, brown - provoke feelings in what could be a simple abstract game of
shapes and construction. However, in locating the analysis from point of view
of attitude rather than formal description, what might be called a deceptive
romanticism springs to mind.
By deceptive romanticism is here meant an attitude in
which the interior need and obstinacy stimulating the work are conjoined with a
type of indifference and coldness relative to each of the works. It is as if
the successive results of the working process were self-sabotage and condemned
to repress and suffocate the emotional impulsive giving rise to them, as if
they were obliged to distance their affective roots, their origins, to arise as
if destined for an objective of pure and cold formal perfectionism in which the
very style would be indifferent or replaceable, since it is intended precisely
not to reveal the style of the artist.
The process of repression,
however, is never exhaustive. In the most recent pieces, for example, it is
true that the materials and the way they are employed suggest a cold logic that
can be connoted with industrial processes for producing objects. On the other
hand the sensitive suggestions, and, as it were, repressed sense are expressed
in subtle effective articulations, sometimes reinforced by the titles, in each
piece or between the various pieces
(Tradução: Maria Madalena Simões Proença)
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Alexandre Melo, Gerardo Burmester, in Flash Art, Milão, n. 152. Maio/Junho
1990
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